ENFERMAGEM
As dietas hospitalar podem ser definidas como modificações quantitativas e qualitativas da dieta normal.O ajuste de uma dieta pode se dar de acordo com uma das seguintes formas: Mudança na consistência dos alimentos dieta geral, branda, pastosa, leve, líquida, cremosa,pastosa liquidificada e líquidos.Aumento ou diminuição no valor energético dieta hipocalórica ou hipercalórica.Aumento ou diminuição no tipo de alimento dieta hipossódica, laxativa, com resíduos mínimos.Ajustes na proporção e equilíbrio de proteínas,gorduras, carboidratos e/ou nutrientes específicos dieta para diabéticos, hipoprotéica, hipolipídica.
DIETA DE ROTINA:
Dietas de rotinas são aquelas que não necessitam de restrições ou modificações em sua composição. Podem sofrer modificações quanto a consistência, possibilitando melhor adaptação em períodos de maior dificuldade na aceitação alimentar ou em fases de transição relativamente curtas, adaptando a dieta às condições do indivíduo, como, por exemplo, nos períodos pós-operatórios. . DIETA BRANDA :Trata de alimentos preparados de uma forma que a mastigação fique mais fácil, dando preferência para alimentos mais cozidos ou fibras amolecidas.Esse tipo de dieta é especial para quem passou por procedimentos cirúrgicos, como a gastroplastia ou para pacientes com dificuldades de mastigar.
Alimentos recomendados: Salada cozida; carnes frescas cozidas, assadas, grelhadas; vegetais cozidos no forno, água, vapor e refogados; ovo cozido, pochê ou quente; frutas (sucos, em compotas, assadas, ou bem maduras, sem a casca); torradas, biscoitos, pães enriquecidos (não integrais); pastel de forno, bolo simples, sorvete simples; sopas, óleos vegetais; margarina; gordura somente para cocção, não para frituras.
Alimentos evitados: Cereais e derivados integrais; frituras em geral; frutas oleaginosas; vegetais do tipo A, exceto em sucos em cremes; frutas de tipo A, exceto em sucos; leguminosas inteiras; doces concentrados; condimentos