Empreendedorismo - Estudo de Caso 'O Boticário'
Campus Bragança Paulista
Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
MIGUEL KRIGSNER & “O BOTICÁRIO”
Cássia de Oliveira Pinto
Fernanda Gabriela R. da Silva
Priscila Martins Ferreira
Talita de Paula C. de Souza
Profº MSc. Jefferson de Souza Pinto
Bragança Paulista
2010
Conteúdo
Resumo
Neste trabalho é relatada a história de O Boticário, além de analisar o espírito empreendedor de seu fundador, Miguel Krigsner. O Boticário começou como uma pequena farmácia de manipulação em 1977, em Curitiba, e inovou o mercado de perfumaria, maquiagem e cosméticos. Além da característica de inovar e lançar novos produtos, dois fatores diferenciam esta empresa: a rede de franquias e a sua relação com a natureza.
Introdução
Miguel Krigsner fundou, em 1977, a empresa O Boticário, que iniciou como farmácia de manipulação, em Curitiba, com foco principal na produção de medicamentos personalizados, especialmente para cuidados dermatológicos. Com sua veia empreendedora, transformou a farmácia em uma das maiores companhias do mercado de perfumaria e cosméticos do Brasil e maior rede de franquias do setor no mundo.
Desde o início, Miguel Krigsner teve a preocupação de gerar o mínimo impacto ambiental com as ações da empresa e deixar um legado às gerações futuras. Nesta linha, em 1990, foi pioneiro e ousado ao criar a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, totalmente dedicada à conservação do meio ambiente. Mantida, especialmente, por meio do investimento social privado do Boticário, a Fundação tem a missão de promover e realizar ações de conservação da natureza.
Em 2010, o Boticário completou 33 anos de existência, uma verdadeira potência em seu segmento de atuação, detentora da maior rede de franquias do setor em todo o mundo, gerando em torno de 15 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a linha de produtos do