Empowerment
1.1 HISTÓRIA 4
1.2. CONCEITO 4
1.3. DEFINIÇÃO 5
1.4. REQUISITOS NECESSARIOS 5
1.5 ONDE É USADO 6
1.6. COMO PODE SER USADO 7
1.7. 10 BENEFICIOS DO EMPOWERMENT 8
1.8. COMO AJUDA NA CARREIRA 9
1.EMPOWERMENT
1.1 HISTÓRIA
Na década de 20 Taylor influenciou os administradores a pensarem nos melhores métodos para se executar o trabalho. Havia uma separação da decisão tomada pelos administradores da execução feita pelos trabalhadores de forma submissa. Enquanto apresentava sucesso em termos produtivos, gerava alienação, conflito e absenteísmo.
Elton Mayo e seus colaboradores criticaram o Taylorismo sugerindo que o envolvimento dos trabalhadores gerava um benefício moral.
Na década de 60, o trabalho enriquecedor se transformara em uma alternativa de paradigma de trabalho, o qual também foi criticado como forma de persuasão implícita do trabalhador a partir de técnicas motivacionais.
Na década de 70, houve um grande interesse na democracia industrial que enfatizava a participação dos trabalhadores. Em 1980, novas formas de participação davam maior ênfase no envolvimento dos trabalhadores em círculos de qualidade, na formação de equipes de trabalho e nos benefícios compartilhados como parte das reformas nos ambientes de trabalho. Ao final dos anos 80 o empowerment emerge na sua forma moderna.
1.2. CONCEITO
Empowerment é uma tecnologia de gestão que proporciona a melhoria na qualidade e produtividade resultando em um melhor serviço para seu cliente.
Quebrando os paradigmas levando e a uma maior interação entre os colaboradores, diminuindo assim o tempo de solução de problemas, tornando-os parceiros da organização.
1.3. DEFINIÇÃO
O empowerment significa a descentralização de poderes pelos vários níveis hierárquicos da organização, o que permite a criação de maior motivação e de maior envolvimento dos trabalhadores proporcionada por uma maior responsabilização e liberdade de iniciativa, com naturais