Empowerment
2010
Empowerment
Trabalho sobre empowerment, apresentado à disciplina de Administração da Comunicação, ministrada pelo professor Raimundo Nonato de Oliveira Lima na segunda fase do curso de Ciências da Administração.
Florianópolis
2010
1. INTRODUÇÃO
Mais do que nunca o sucesso de qualquer empresa depende da eficácia de seus líderes e gerentes. E mais do que nunca visto que estes indivíduos devem se dedicar a obter a conclusão do trabalho por intermédio e colaboração dos outros.
As pessoas reagem diferentemente a específicos estilos gerenciais, formas de comunicação e expectativas de desempenho. É comum observar que se fala muito sobre a remodelação do relacionamento entre gerentes e subordinados. Em algumas organizações os gerentes são chamados de treinadores, consultores, responsáveis ou facilitadores. Neste sentido, empregados tornam-se associados ou membros de equipe.
Para tanto, será abordado nesse trabalho uma idéia bastante relevante em uma organização, o empowerment. Esse conceito visa conseguir o comprometimento dos empregados em contribuir para as decisões estratégicas com o objetivo de melhorar o desempenho da organização. Essa interação entre as decisões é baseada na mudança de atitude voltada para o envolvimento dos funcionários nos processos de inovação. No fundo, trata-se de descentralizar poderes na cadeia hierárquica de uma empresa, fazendo com que a organização se horizontalize, conferindo autonomia aos funcionários de modo a que eles se mostrem aptos a diagnosticar, analisar e propor soluções no dia-a-dia. Baseando-se na cooperação de todos os membros de uma organização, o empowerment tem como objetivo máximo dar prioridade aos clientes.
2. SURGIMENTO DO EMPOWERMENT
O movimento de empowerment é fruto da evolução de discussões sobre a libertação dos indivíduos a estruturas que se mostram injustas e opressivas, a partir de uma reflexão sobre a realidade humana.
Este movimento surgiu nos Estados