Redução de taxa de mortalidade
A) Você foi designado para gerir o Programa de Redução da Taxa de Mortalidade Infantil do seu município. Quais os fatores que deve considerar? O que deve considerar? Quais os dados? Quais Indicadores? Quais as dimensões multitemáticas?
PROGRAMA PARA REDUÇÃO DA TAXA DE MORTALIDADE INFANTIL DO MUNICÍPIO DE “VILA FELIZ”.
Nos dias de hoje, um dos grandes problemas enfrentados pela população, são as altas taxas de mortalidade infantil, decorrente de vários fatores tais como: tentativas de aborto fracassadas, condições de habitação inadequadas e sem saneamento básico, a falta de vacinação materna e infantil, atendimento de pré - natal insuficiente, falta de incentivo para amamentação e crianças nascendo com baixo peso. A mortalidade infantil, como indicador social, é considerada aquelas que acontecem até, o primeiro ano de vida, e pode ser dividida em neonatal precoce, que são as que acontecem nos primeiros dias de vida, e tardia, aquelas que acontecem a partir do vigésimo nono dia de vida. Em nosso país, comparando com países desenvolvidos, as taxas de mortalidade infantil são muito altas, mais estes valores tem declinado rapidamente, com programas de vacinação das mulheres e das crianças, amamentação, tratamento da desidratação decorrente da diarréia, atendimento médico ao parto e a criança, nutrição, saneamento e habitação adequados. O perfil dos nascimentos em cada município é traçado pelo Sisnac (Sistema de Informação sobre nascidos vivos, e tem como documento básico a Declaração de Nascido Vivo, e o número de mortes é informado pelo, Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).
.
A Secretaria de Saúde do Município de Vila Feliz, pactuou e assumiu junto com o Governo Federal, o Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, que tem como meta reduzir em dois terços o índice de mortalidade neonatal, que é responsável por quase 70% das mortes nos primeiros anos de vida, para isso analisou as