I Indicadores Sociodemogr Ficos

1384 palavras 6 páginas
2º Ten. QOCon MGM JÚLIO Ch DESEC.
Curso Preparatório de Cadetes do Ar.
CPCAr – 3º Esquadrão Manda Bala/2013 – 2015.

Dinâmicas Demográficas
Indicadores Sociodemográficos.


Abordagem Analítica da População.
• Taxa de Natalidade;
• Taxa de Fecundidade;
• Taxa de Mortalidade;
• Taxa de Mortalidade Infantil;
• Expectativa de Vida; e
• Crescimento Vegetativo.

Paralelamente ao processo de industrialização e de urbanização, provocada pela Revolução Industrial, houve de maneira geral, um grande crescimento da população absoluta mundial.

Do ponto de vista demográfico, as populações podem ser abordadas segundo quatro critérios, cada qual com técnicas próprias: [1] abordagem histórica, que tem por objetivo a evolução dos fenômenos demográficos ao longo da história da humanidade; [2] abordagem doutrinária, que analisa a ideia de pensadores e

filósofos em matéria de população [3] abordagem analítica, que por meio de processos matemáticos e estatísticos analisa a dinâmica demográfica e [4] abordagem política, que apoiada em elementos históricos, doutrinários e políticos, formula políticas demográficas adequadas ao processo populacional.

A abordagem analítica da demografia estabelece a estrutura das populações por idade, sexo e outras variáveis e calcula sua dinâmica [crescimento, estagnação ou redução], examinando os processos que nela intervêm como a natalidade, mortalidade, fertilidade, crescimento vegetativo e expectativa de vida.

Quando nos referimos a população de um país, podemos considerar os conceitos de país populoso e país povoado, que envolvem respectivamente a noção de população absoluta [nº total de habitantes] e de população relativa.

O conceito de pop relativa, indica a distribuição da população em relação à superfície do lugar, também chamada de densidade demográfica, o que corresponde ao número de habitantes por quilometro quadrado [nº hab./km²].

Um

país

é

considerado

populoso quando o número absoluto de habitantes é alto. O Brasil, por
exemplo,

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas