Empowerment
O pensamento administrativo evoluiu para atender às necessidades da organização no competitivo mundo capitalista em que vivemos atualmente. A mudança da produção em massa para a produção enxuta leva as organizações a repensarem sua forma de administração para continuar competindo neste mercado dinâmico e mutável. Um ambiente competitivo dinâmico e complexo, onde a necessidade de inovação é fator determinante para o sucesso das organizações, exige que as pessoas estejam cada vez mais envolvidas em processos decisórios associados às estratégias empresariais.
A preocupação com competitividade e com a busca constante pela melhoria da qualidade nos processos, nos produtos e nos serviços, torna-se fator preponderante para o sucesso das organizações.
Assim, acredita-se que todo bom administrador deverá ter em mente, que não basta ter uma boa formação escolar ou profissional sem evolução. O momento é de aprendizado permanente, de busca contínua pela capacitação que facilite criar ou recriar o seu negócio num mundo em que as relações com funcionários e clientes estão cientes destas constantes transformações.
Nesse sentido, esse trabalho expõe uma ferramenta organizacional de suma importância para as organizações, o “Ewpowerment” que visa transferir o poder da tomada de decisão da gerência para os seus subordinados, porém verifica-se que há certa resistência tanto da gerência em delegar, bem como por parte dos subordinados em aceitar as imposições. Deve-se trabalhar com a conscientização e com o comprometimento de toda a equipe de trabalho, gerência e funcionários juntos, buscando os mesmos objetivos.
A finalidade básica desse trabalho acadêmico é apresentar a ferramenta do Empowerment, seu funcionamento, sua importância na organização e saber como evitar os erros durante o processo de implantação.
Desse modo, este trabalho resultará num melhor entendimento do que realmente é Empowerment em uma organização, onde se acredita que várias cabeças sempre