Empatia e alteridade
Empatia consiste na capacidade psicológica para sentir o que sentiria outra pessoa caso estivesse vivendo a mesma situação que ela, levando as pessoas a ajudarem umas às outras. Está ligada ao altruísmo, que é o amor e interesse ao próximo e à capacidade de ajudar. No entanto, a capacidade de se colocar no lugar do outro se desenvolve através da empatia, onde se entende melhor o comportamento e as circunstâncias como o outro age. Saber ouvir os outros, compreende seus problemas e emoções, ter afinidades e se identificar com outra pessoa é ser empático, é saber respeitar as diferenças da sociedade.
Imagens sobre empatia:
Fonte: http://www.significados.com.br/empatia/ http://fatoseangulosbloginfo.blogspot.com.br/2012/07/empatia-e-espelho-o-que-tem-ver.html http://closereverydai.blogspot.com.br/2011/06/voce-sabe-o-que-e-empatia.html http://limaandreia.wordpress.com/2011/06/20/empatia/ http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20110621112700AAaBjvb Alteridade significa se colocar no lugar do outro na relação interpessoal, dialogando, valorizando e identificando o outro. A prática da alteridade está relacionada entre indivíduos e entre grupos culturais, religiosos, étnicos, etc. É possível exercer cidadania e estabelecer uma relação pacífica e construtiva com os diferentes, na medida em que se identifica, entenda e aprenda com o contrário. Por esse modo, alteridade é quando você se relaciona com outras pessoas ou grupos, onde é preciso conhecer a diferença, compreender e aprender com a diferença, respeitando o indivíduo como ser psicossocial. Em outras palavras, é transformar o que é exótico em familiar.
Imagens sobre alteridade: Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/philosophy/1877726-alteridade/#ixzz235XmjUpj http://relendoabiblia.blogspot.com.br/2010/11/7-paragrafos-sobre-alteridade.html
http://pensandoemfamilia.com.br/blog/tag/alteridade/