Liderança de steve jobs
Líder: Steve Jobs
Uma pesquisa sobre a vida de Steve Jobs geralmente traz muito sobre sua história profissional após a fundação Apple e muito pouco sobre sua vida antes disto. O propósito desta análise da vida de Steve Jobs não é de saber de sua história de lançamentos inovadores (assunto facilmente encontrado em sites de buscas) mas sim de focar na sua história como um líder. Por isso, apesar de abordar sua história, inovações e conquistas, estas serão abordadas de maneira resumida por não serem o foco deste trabalho.
Steve Paul Jobs nasceu no dia 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia. Seus pais biológicos o colocaram para adoção logo após o seu nascimento, alegando que o objetivo deles é que Steve fosse criado por pais graduados e que incutissem esse desejo nele. Seus pais adotivos se chamam Paul e Clara Jobs e, como a maior parte dos casais americanos, economizaram durante todo o crescimento de Jobs para poder pagar por uma faculdade. Em 1972, aos 17 anos, cumprindo a vontade dos pais, ingressou na Universidade Reed, em Oregon. No entanto, assim como muitos inovadores da era do silício, viu que aquilo não era para ele e abandonou logo no primeiro semestre. Steve, entretanto, continuou frequentando algumas cadeiras que lhe interessavam, como Caligrafia, mesmo sem saber ao certo porque o fazia (como dito pelo mesmo em seu discurso em Harvard).
Foi nesta época que fez algo que veio por mudar completamente a sua vida, uma viagem para India em busca de iluminação espiritual. Nesta viagem Jobs se converteu ao budismo e dizem que empregou toda filosofia e ética em sua recém-fundada Apple.
Em sua trajetória profissional, começou trabalhando na HP e trabalhou também na Atari quando, em 1974 Jobs viajou para a Índia. Em sua volta fundou a Apple em parceira com Steve Wozniak, Ronald Wayne e “Mike” Markkula Jr, em 1976. Em 1985, disputas com o CEO da Apple na época, John