Esquema
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS CURSO: ECONOMIA DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA DOCENTE: Profª Luana Marinho DISCENTE: Haminna Marques
“São quatro as atividades principais dos especialistas em comunicação: detecção prévia do meio ambiente, correlação das partes da sociedade na reação a esse meio, transmissão da herança social de uma geração para a seguinte e entretenimento. A detecção prévia consiste na coleta e distribuição de informações sobre acontecimentos do meio ambiente, tanto fora como dentro de qualquer sociedade particular. Até certo ponto, isso corresponde ao que é conhecido como manipulação da notícias. Os atos de correlação, aqui, incluem a interpretação das informações sobre o meio ambiente e orientação da conduta em reação a esses acontecimentos. Em geral, essa atividade é popularmente classificada como editorial, ou propaganda. A transmissão de cultura se faz através da comunicação das informações, dos valores e normas sociais de uma geração a outra ou de membros de um grupo a outros recém-chegados. Comumente, é identificado como atividade educacional. Por fim, o entretenimento compreende os atos comunicativos com intenção de distração, sem qualquer preocupação com os efeitos instrumentais que eles possam ter”. ( Wrigt, apud Soares & Campos, 1978, p 120).
ESQUEMA DO TEXTO
As quatros atividades do especialista em comunicação:
1. Detecção prévia do meio ambiente: coleta e distribuição da informação, manipulação da notícia. 2. Relação das partes da sociedade na reação do meio: interpretação da informação, editorial ou propaganda. 3. Transmissão da herança social: transmissão da cultura, comunicação das informações: valores e normas sociais, educação. 4. Entretenimento: atos comunicativos com intenção de distração.
RESUMO DO TEXTO
“As atividades dos especialistas em comunicação são a detecção prévia do