Fichamento O M Todo Steve Jobs
O método Steve Jobs
Steve Jobs era um gênio da inovação tecnológica com liderança nata. O case relata que Jobs era conhecido como um chefe extremamente exigente, com inúmeras lendas sobre suas atitudes cruéis para com os funcionários, mesmo assim foi um grande líder. Conforme aprendemos em aula, Steve era um líder autocrático, que impunha seu jeito no funcionamento de cada detalhe, de cada projeto, de cada etapa. De forma alguma tais fatos tiraram a meritocracia de liderança, pois por mais que talvez desnecessário, sempre deu muito certo.
Existe uma grande desvantagem em um líder autocrático quando o mesmo não apresenta resultados positivos nos fins para justificar os meios e a equipe se sente desestimulada e realizar um trabalho ordenado em que não acredita nos resultados.
Quando Jobs diz: “Não penso muito em legado para as próximas gerações. Penso apenas em acordar de manhã e trabalhar com pessoas brilhantes para criar coisas que, espero, sejam tão apreciadas por outras pessoas como são apreciadas por nós”, percebemos que a competência das pessoas brilhantes com que ele trabalhava era inspiração para seu trabalho. Suas obras eram realizadas por mãos de equipes as quais os indivíduos tinham total confiança nas ordens de Steve, assim como Steve tinha confiança em sua equipe.
Podemos então concluir que o estilo de liderança do líder, por mais que pareça absurda a alguns, pode ser a maneira encontrada para que uma equipe trabalhe de forma a atingir os resultados esperados. Para isso deve haver discernimento estudado e desenvolvido ou a liderança genuína própria indivíduo, como no caso Steve Jobs.