ALTERIDADE
ALTERIDADE
Alécia Matos Mendes RA 1225385
Maialu Guilherme Ferreira RA 1225293
Rosemeire Rocha RA 1217285
Victor Jackman RA 1222880
Psicologia da Educação
Professora Maria Inês
Maio de 14
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ – UNIDADE SUMARÉ
LETRAS – LINGUA INGLESA
ALTERIDADE
Trabalho entregue a Professora / Maria Inês Santos, referente à aprovação na disciplina de Psicologia da Educação do 4º semestre do curso de Letras Língua Inglesa da Faculdade Sumaré.
Maio de 2014
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo trazer uma reflexão sobre as relações EU-Outro. O tema abordado será Alteridade, já que o Outro é muito importante na Educação. Educar é o encontro de duas Identidades, dois Eu’s, dois Outros, duas singularidades. Se não houver o desprendimento do Eu-Outro para que a relação seja boa e alegre, teremos um encontro triste.
Como futuros Educadores abordar este tema com nosso pares, é de suma importância, e buscaremos elucidar e transmitir todo o conhecimento adquirido durante nossas pesquisas, para assim termos em nós e nossos colegas o entendimento e respeito do Outro como fator principal no caminhar de nossa jornada, promovendo encontros felizes.
Abordaremos conceitos de Alteridade na Antropologia, na Filosofia, na Psicologia e principalmente na Educação.
Como alteridade é um conceito muito parecido com Empatia, pesquisamos as diferenças dos dois temas, para assim clarificar não só nossa dúvida como dos nossos expectadores.
AS TIAS
Quando iniciamos este trabalho e nos deparamos com o significado de alteridade, nos remeteu a empatia. Pois alteridade e empatia advém da relação com o outro. Nos aprofundando no tema, percebemos que são semelhantes, mas não iguais. Então para diferenciar, além de explicar o significado de empatia, resolvemos