O problema da Empatia em sala de aula empatia 3
Engenharia de Produção
DEYSE BIANCA AMSTALDEN
MARIANE GABRIELE MARTINS
NATÁLIA SIQUEIRA MARQUES
PÂMELA MAYARA DE OLIVEIRA
RICARDO LUIZ SERAFIM
O PROBLEMA DA EMPATIA EM SALA DE AULA
Campinas
2014
DEYSE BIANCA AMSTALDEN - R.A. 004201201341
MARIANE GABRIELE MARTINS - R.A. 004201400448
NATÁLIA SIQUEIRA MARQUES - R.A. 004201400451
PÂMELA MAYARA DE OLIVEIRA - R.A. 004201400697
RICARDO LUIZ SERAFIM - R.A. 004201400690
O PROBLEMA DA EMPATIA EM SALA DE AULA
Trabalho apresentado à disciplina Estudo do Homem Contemporâneo do curso de Engenharia de Produção da Universidade São Francisco, ministrada pelo Professor Francisco Guilherme de Camargo.
Campinas
2014
1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho serão desenvolvidas as questões que podem ajudar ou prejudicar o rendimento em sala de aula, usando o princípio da empatia na educação familiar entre pais e crianças, ao desenvolvimento da empatia no campo profissional e acadêmico no intuito de identificar o problema da empatia em sala de aula.
2 O PROBLEMA DA EMPATIA EM SALA DE AULA
Empatia, capacidade de uma pessoa se conectar a outra de maneira a perceber e sentir, como essa outra pessoa percebe e sente as suas vivências, com a habilidade de se vincular emocionalmente ao outro e manifestando esta compreensão de maneira verbal e/ou não verbal.
Diariamente, estabelecemos (ou não) a empatia com as pessoas à nossa volta sem nos darmos conta disso. Desenvolver esta habilidade é a chave para uma boa liderança, pois bons líderes conseguem mover a seu favor todo um grupo de pessoas, utilizando seu carisma e poder pessoal.
Mas, a empatia pode ser estimulada e desenvolvida, ou prejudicada pela aprendizagem social e no relacionamento entre pais e filhos. Há três estilos parentais básicos, que fornecem ou prejudicam a habilidade empática nas crianças: o autoritário, que impõem muitas exigências, regras, punições e oferece pouco suporte, o permissivo que por sua vez