Quais as principais diferenças e semelhanças entre Ciência e memória?
A História, como ciência, utiliza de fontes de pesquisa objetivas e precisas, como documentos escritos ou impressos. Perdendo a subjetividade, presente nas narrativas orais e nas lembranças de quem “viveu a história”. Já no novo conceito, ”Nova História”, damos importância à cultura em sua forma mais abrangente utilizando de todos os métodos possíveis para promover a Alteridade.
Com História (ciência) poderemos, no máximo, promover a empatia, mas na “Nova História” poderemos explorar a alteridade. Pois a empatia nos possibilita a tentativa de entender o outro vivenciando uma situação vivida por esta pessoa ou grupo, já a alteridade a aceitar o fato de que o outro é diferente de nós, transformando o diferente e exótico em familiar.
“Ou aprendemos a viver como irmãos, ou vamos morrer juntos como idiotas”(Martin Luther King).
Hoje, nesta “Nova História”, podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que o conceito de Ciência e Memória não são divergentes, nem convergentes, são complementares.
Onde acaba o registro começa a memória. Para complementar o estudos dos documentos escritos, lógicos e exatos, inserimos fotografias, depoimentos ou objetos.
Por este motivo a preservação da memória cultural coletiva é importante, pois somente com a junção ou conjunção desta memória com a história alcançamos o conhecimento da identidade, conceito muito importante para promover o respeito pela diversidade cultural e a valorização do individuo.
Ciência é o conhecimento adquirido por métodos científicos produzidos pelos historiadores de uma determinada área. E método científico nada mais é do que o raciocínio e a lógica aplicados nesta ciência.
A História, como ciência, utiliza de fontes de pesquisa objetivas e precisas, como documentos escritos ou impressos. Perdendo a