Petroleo
Neste trabalho falar-se-á sobre o petróleo, sua origem, suas propriedades, sua destilação, seus derivados e não deixando de citar a sua importância e afluência com vista a destacar os procedimentos da sua refinação identificando a utilidade dos seus derivados e deste modo o seu o impacto ambiental uma vez que esse é um recurso natural abundante e de alta exigência e compreende muita complexibilidade na área da investigação.
P E T R Ó L E O
1. Conceito
O petróleo é um líquido viscoso, insolúvel em água e menos denso do que esta, correspondendo a uma mistura de um grande número de compostos, principalmente hidrocarbonetos.
O Petróleo (do latim petroleum, petrus = pedra e oleum = óleo, significa, "óleo da pedra", do grego antigo πέτρα [petra], pedra + έλαιον [elaion] azeite, ou qualquer substância oleosa, no sentido de óleo bruto), é uma mistura de substâncias oleosas, inflamável, geralmente menos densa que a água, com cheiro característico e coloração que pode variar desde o incolor ou castanho claro até o preto, passando por verde e marrom (castanho). ´
Trata-se de uma combinação complexa de hidrocarbonetos, composta na sua maioria de hidrocarbonetos alifáticos, alicíclicos e aromáticos, podendo conter também quantidades pequenas de nitrogênio, oxigênio, compostos de enxofre e íons metálicos, principalmente de níquel e vanádio.
2. Origem
O petróleo é um combustível fóssil, originado provavelmente de restos de vida aquática animal acumulados no fundo de oceanos primitivos e cobertos por sedimentos. O tempo e a pressão do sedimento sobre o material depositado no fundo do mar transformaram-no em massas homogéneas viscosas de coloração negra, denominada jazida de petróleo.
2.1. Teorias sobre a origem do Petróleo
São controvertidas as teorias sobre a origem do petróleo. Entre as principais figuram a da origem estritamente inorgânica, defendida por Dmitri I. Mendelelev, Marcellin Berthelot e Henri Moissan, e a teoria orgânica, que