Emoções e afetos no trabalho
PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
PROFESSORA: RENATA YUNG
EMOÇÕES E AFETOS NO TRABALHO
GRAZIELA REGINA BARBOSA
GREICE JOSEANE FRIGHETTO
MARCOS DOMINGOS LEMES
TÂNIA MARTINS
THAYSE BERCHON
Florianópolis-SC
2011
1 TEMA Emoções e afetos no trabalho
2 OBJETIVO DA PESQUISA
Este trabalho tem por intuito explicar as emoções e afetos que exercem papel importante no quotidiano de cada indivíduo e que afeta diretamente nas relações pessoais e profissionais.
3 METODOLOGIA
SOUZA, FIALHO, OTANI (2007, p. 24) argumentam que: Método e o caminho pelo qual se atinge um determinado objetivo, é um modo de proceder ou uma maneira de agir. No desenvolvimento de pesquisa científica, obrigatoriamente nos utilizamos de um método de pesquisa. São técnicas e instrumentos que determina o modo sistematizado da forma de proceder num processo de pesquisa. Foram pesquisadas diversas bibliografias que serviram de base para definir conceitos e orientar o trabalho para o aspecto de gestão organizacional.
4 DESENVOLVIMENTO
A expressão de emoções e afetos está ligada diretamente a processos biológicos, como também, hereditárias facilmente observáveis a partir de expressões faciais e comportamentos visíveis (GODIM, Sonia M. G; SIQUEIRA, Mirlene M.M apud King, 2001). Definimos assim que emoções são sentimentos intensos positivos ou negativos direcionados a alguém ou a alguma coisa que atingem ambos os sexos e está presente em qualquer idade. Possuímos seis tipos básicos de emoções: medo, tristeza, felicidade, desagrado, surpresa e raiva. (CASTILHO,Rebeca M.R apud ROBBINS, 2005) Existem diferenças em emoções sentidas e demonstradas. As sentidas são as verdadeiras emoções das pessoas, pois elas se manifestam da forma que gostariam e realmente sentem. Já as demonstradas elas são camufladas de acordo com a situação e normas estabelecidas nas