Emoçoes e afeto no trabalho
Curso: Téc. em Análise Clinica
Disciplina: Psicologia
Profª: Ananda Oliveira Turno: Tarde Sala:
EMOÇÕES E AFETO NO TRABALHO
(Bem-estar no trabalho)
Aluna: Margarida Almondes
Teresina-PI
Dezembro-2014
Emoções e afeto no trabalho
(Bem-estar no trabalho)
A concepção de saúde inclui bem-estar como um conceito chave. Inicialmente, são revisadas as bases teóricas que sustentam o bem-estar subjetivo. As concepções sobre bem-estar psicológico, ancoradas nas teorias que desenharam os primórdios da psicologia positiva, são apresentadas na segunda seção.
Em sequência, o conceito de bem-estar no trabalho é formulado apontando-se seus componentes assentados em vínculos positivos com o trabalho e com a organização.
Entretanto, deve-se ressaltar que uma vasta lista de outros conceitos positivos que intercalam a literatura psicossocial. Entre eles podem ser apontados os que giram ao redor de um eixo de características pessoais positivas como otimismo, esperança, auto-estima, inteligência emocional, valores pessoais como habilidade de experimentar o mundo de objetos e abertura. Dos grupos, das instituições e da comunidade podem ser vários fatores que, entre outros, acolhem, protegem e promovem o indiví- duo, tais como responsabilidade, suporte e justiça sociais.
Um componente largamente reconhecido como principal integrante de uma vida saudável é a felicidade (Diener, Scollon& Lucas, 2003). Embora o estilo de vida moderno não estimule as pessoas a avaliar seus momentos de felicidade ou de completa realização pessoal, elas são diariamente incitadas a planejar o seu dia-a-dia para vencer os desafios da vida moderna como, por exemplo, conseguir e manter um emprego, proteger suas vidas da violência urbana, equilibrar as finanças, esquivar-se de hábitos ou estilos de vida que comprometem a sua saúde e, ao mesmo tempo, praticar ações que promovem a sua integridade física, emocional e social.
As teorias