Emissão de Laudos Periciais
2. CONCEITO O laudo de avaliação de imóveis, efetua sempre alguma espécie de comparação com outros imóveis para obter uma conclusão a respeito da venda ou locação do imóvel objeto da avaliação (imóvel avaliando). Essa comparação pode ser feita diretamente ou indiretamente, dependendo da quantidade de imóveis na região disponíveis para venda ou locação similares ao imóvel avaliando. Existindo imóveis similares na região, a comparação é feita diretamente – sendo denominada pela norma como método comparativo de dados de mercado.
3. TIPOS E CLASSIFICAÇÃO
É preciso saber que os laudos são as peças principais para os peritos, onde é relatado o que foi observado, registrado então as conclusões e observações de coisas e direitos. São trabalhos escritos e fundamentados que deverão abranger detalhes minuciosos da situação que ocorre. Não existe uma predeterminação para quantos e quais tipos de laudos devam existir, portanto é um assunto muito amplo. O aspecto determinante é que o laudo deve conter informações pormenorizadas, colhidas pelo profissional, por meio de um rigoroso critério de observância, relatados em seu trabalho pericial.
A redação do laudo facilita a interpretação exata do juiz e é recomendado o uso de recursos, tais como fotos, guias de IPTU, certidões de registro, documentos e afins, com o intuito de argumentar com clareza e precisão, os aspectos necessários para a sentença final. A necessidade de dar nome a cada laudo tem por finalidade atender o objetivo para o qual ele esta sendo elaborado. Entre os principais laudos existentes estão:
Laudos de avaliação são elaborados para determinação de valores ou custos para diversas finalidades .
Laudos de vistoria acontecem quando queremos constatar apenas um fato ocorrido na imóvel .
Laudos periciais são elaborados para determinar as causas de um fato ocorrido em um imóvel .