portugues
Um texto incoerente pode ser considerado “não-texto”. A ausência de continuidade em sua formulação pode garantir a ele esta condição. Se não é possível depreender sentido no que foi escrito, a informação pode ser interpretada como apenas um conjunto aleatório de elementos.
Existem casos em que a descontinuidade do tópico discursivo é o elemento que garante a coerência. Em piadas, por exemplo, a quebra do tópico é muitas vezes o motivo do riso.
A coerência não se limita apenas ao mundo que conhecemos e fatos que aceitamos por reais. Fábulas, ficção científica e narrativas fantásticas apresentam coerência a partir do mundo que foi criado neles. Um menino voando sobre uma vassoura ou uma mulher de 200 anos não existe na nossa realidade, mas aceitamos dentro do contexto que o autor de suas fábulas o inseriu.
Refere-se aos meios sintáticos usados para expressar a coerência semântica: conectivos, pronomes, etc. Exemplos: 1) Então as pessoas que têm condições procuram mesmo o ensino particular. Onde há métodos, equipamentos e até professores melhores. -A coerência deste período poderia ser recuperada se duas alterações fossem feitas. A primeira seria a troca do relativo onde, específico de lugar, para no qual ou em que(ensino particular, no qual/ em que há métodos ...), e a segunda seria a substituição do ponto por vírgula, de maneira que a oração relativa não ocorresse como uma oração completa e independente da anterior. Teríamos a seguinte oração, sem problemas de compreensão: Então as pessoas que têm condições procuram mesmo o ensino particular, no qual há equipamentos e até