Emergencia relacionada ao frio e ao calor
Queimaduras são lesões na pele pela ação do calor e do frio que são chamadas de queimaduras térmicas, por agentes químicos, tais como soda cáustica e ácido clorídricas sendo assim queimaduras químicas, por descarga elétrica, e por animais ou plantas como o látex a urtiga e a água viva denominada de queimaduras biológicas.
Queimadura relacionada ao frio e ao calor
Queimaduras relacionadas ao frio é o congelamento da pele e tecidos por baixo da pele, as regiões mais afetadas são mãos, pés, nariz, e orelha. São mais fáceis de ocorrer em regiões descobertas com exposição ao vento e ao tempo frio.
Uma alimentação deficiente pode favorecer ao aparecimento de queimaduras, comuns também em pessoas com problemas de saúde como diabetes ou doenças dos vasos sanguíneos.
Causas:
É provocado pela exposição prolongada ao frio, é quando forma gelo na pele e o nos vasos sanguíneos.
Sinais ou sintomas:
A pele fica muito fria e, dormente, dura e pálida. A cor da pele muda de branca para vermelha, depois para púrpura, com o reaquecimento. Poderá sentir dores, formigamento, calor e inchaço à medida que a pele reaquece.
Prevenção:
Usar roupas quentes e a prova do vento e da água, tapar toda pele que esteja descoberta incluindo a cabeça.
Complicação:
Em casos graves como nos alpinistas poderá haver gangrenas (morte do tecido, necrose) e necessidade de amputar as partes do corpo queimado.
Tratamento:
Retire as roupas da pele queimada pelo frio e mergulhe a pele afetada em água morna, não quente, não esfregue as partes do corpo queimadas. Poderá precisar de medicação para as dores ou para uma eventual infecção secundária da pele.
Queimaduras relacionadas ao calor
A queimadura está entre os acidentes domésticos mais comuns e caracterizados por lesões nos tecidos que envolvem diversas camadas do copo como a pele e suas camadas, cabelos, pelos, músculos e olhos entre outros. Elas são causadas pelo contato direto com brasa, fogo, vapores quentes, sólidos