Transferência de Calor em relação a elementos de compartimentação
Espera-se neste trabalho, conciliar os elementos de compartimentação usados por bombeiros, ao fenômeno de troca de calor, sendo abaixo apresentados, os conceitos básicos da proposta apresentada ao longo do trabalho.
Há três mecanismos conhecidos para transferência de calor: radiação, condução e convecção. A radiação consiste de ondas eletromagnéticas viajando com a velocidade da luz. Como a radiação é a única que pode ocorrer no espaço vazio, esta é a principal forma pela qual o sistema Terra-Atmosfera recebe energia do Sol e libera energia para o espaço.
A condução ocorre dentro de uma substância ou entre substâncias que estão em contato físico direto. Na condução a energia cinética dos átomos e é transferida por colisões entre átomos e moléculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas para as temperaturas mais baixas. A capacidade das substâncias para conduzir calor varia consideravelmente. A condução só é importante entre a superfície da Terra e o ar diretamente em contato com a superfície. Como meio de transferência de calor para a atmosfera como um todo, a condução é o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenômenos meteorológicos.
A convecção somente ocorre em líquidos e gases. Consiste na transferência de calor dentro de um fluído através de movimentos do próprio fluído. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera através de radiação ou condução é mais frequentemente transferido por convecção. A convecção ocorre como consequência de diferenças na densidade do ar. Quando o calor é conduzido da superfície relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente é menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e força o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio é então aquecido pela superfície e o processo é repetido.
O compartimento é uma área de confinamento, delimitada por paredes e lajes resistentes ao fogo, cuja função é manter o fogo