Fisiologia do Exercicio
R- Altas temperaturas ambientais e a umidade do ar, juntamente com o trabalho muscular extenuante e a falta de aclimatação, podem levar a pessoa ao estresse por calor. Este pode ocorrer tanto em ambientes internos quanto externos, seja em competições esportivas ou em determinados ambientes laborais. As doenças térmicas brandas mais comuns, ou seja, que não comprometem o sistema termorregulador são a síncope e o edema por calor. Já as doenças relacionadas com quadro de desidratação e hipertermia configuram-se como emergência médica, devendo ser prontamente identificadas e tratadas para evitar maiores complicações.
Já no frio ou durante o inverno, o corpo humano tem necessidade de armazenar mais calorias. Por isso, quando a temperatura é baixa a fome aumenta, o corpo treme e ficamos mais propensos a ter a pele mais ressecada, assim como os lábios. O organismo se articula para equilibrar a temperatura natural do corpo sem prejudicar os órgãos vitais. Tremer quando se sente muito frio, por exemplo, é uma reação do corpo que tenta manter a temperatura média de 37ºC. O ato de tremer movimenta os músculos, que por sua vez contraem os vasos sanguíneos o que gera calor e aumenta a temperatura do corpo.
Ressecamento dos lábios que são semimucosas, uma pele mais fina que não tem glândulas sebáceas, o que o torna mais sensível às agressões do frio e vento sem proteção natural. Além disso, há o ato de passar a língua com saliva e morder os lábios pode contribuir para o ressecamento.
Mais vontade de urinar, respirar e suar são meios que o organismo utiliza para eliminar água e outros resíduos do corpo. Nesta época do ano, transpiramos menos por conta da vasoconstrição que a pele realiza para não perder calor, mas a quantidade de urina que produzimos tem também relação com a quantidade de água que ingerimos.
Pelos do corpo arrepiados ,o arrepio