FISIOLOGIA DO EXERCICIO
Aluno
DINO ROBES ROMUALDO DOS SANTOS BARBOZA
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA
DOIS VIZINHOS
2014
FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO: MÉTODOS DE TREINAMENTO DE FORÇA
O treinamento de força é muito importante no condicionamento físico geral, na performance esportiva, na reabilitação de lesões e no aumento da massa muscular, sendo que existem diversos métodos e sistemas de treinamento, tudo depende do objetivo desejado.
O método de treinamento é uma categoria fundamental do processo de treinamento, pois é através do mesmo que se utiliza os exercícios específicos para obter resultados, porém a seleção do método é de acordo com a direção do efeito potencial conseguido e este deverá estar de acordo com o efeito previamente planejado.
São vários os métodos utilizados, no método isotônico utiliza-se de 90% a 100% da força máxima do grupo muscular a ser desenvolvido, deve ser utilizado de 4 a 6 grupos, tendo cada um deles de 1 a 4 repetições. É subdividido em método das múltiplas séries, onde se utiliza mais de uma série por grupo muscular, não havendo regras sobre o número de séries, repetições ou exercícios. (GENTIL, 2005)
No método da pirâmide, há a pirâmide que deve ser feita crescente com repetições máximas ou submáximas e uma progressiva diminuição das repetições e aumento das cargas e decrescente onde deve ser realizado um pequeno número de repetições como cargas elevadas, com progressiva redução da carga e aumento do número de repetições.
O Método Bi-Set é a realização de dois exercícios consecutivos, sem descanso, para o mesmo grupo muscular, já no Método Tri-Set é realizado 3 exercícios consecutivos, sem intervalos entre eles, para o mesmo grupo muscular. (MCARDLE, 1998)
No método super-set é a realização consecutiva de vários exercícios para o mesmo grupo muscular, e há também o Método do Treinamento em Circuito que consiste em realizar diversos exercícios com um intervalo controlado mínimo