Planejamento e Gestão de Recursos Energéticos
R: Emissão de gases causadores do efeito estufa, como por exemplo, o dióxido de carbono.
(Questão 2) “Mecanismo que permite projetos de redução de emissões em países em desenvolvimento que não possuem metas de redução de emissões no âmbito do Protocolo de Quioto. Tais projetos podem se transformar em reduções certificadas de emissões (CER), que representam uma tonelada de gás carbono equivalente que podem ser negociados com países que tenham metas de redução de emissões dentro do Protocolo de Quioto”. Tal afirmação se refere ao:
R: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
(Questão 3) A implantação de um empreendimento hidrelétrico requer o seguimento de várias etapas até a sua concretização. Neste sentido, a etapa que se relaciona densamente com estudos socioambientais e econômicos-energéticos é:
R: Estudo de Viabilidade.
(Questão 4) A Gestão Municipal de Energia é guiada por princípios básicos, tais quais: continuidade, adequação, livre acesso, exclusividade e legitimidade. Neste contexto, a melhor definição para o princípio “adequação” é:
R: Função que deve ser assumida por uma equipe condizente com a dimensão do município e com os potenciais de um programa de Gestão Energética.
(Questão 5) “É o maior instrumento da GEM que busca levantar e organizar as diferentes atividades desenvolvidas pela prefeitura e, em seguida, identificar áreas com potencial de redução de consumo de energia elétrica sem perda da qualidade do serviço ofertado”. Tal afirmação, diz respeito a/ao:
R: Plange.
(Questão 6) O uso permanente do _________ por cada município possibilitará a construção de séries históricas e a produção de índices de desempenho energético, análises de cenários e relatórios de acompanhamento baseados em informações consistentes. Além do benefício energético, o mesmo pode trazer vantagens econômicas para a administração