a criança de 6 anos no ensino fundamental
Licenciatura em Pedagogia (PED 0407) – Prática do Módulo IV
RESUMO
Um tema atual e muito importante é o ingresso obrigatório de todas as crianças brasileiras de seis anos no ensino fundamental de nove anos. Entrar com seis anos na escola, aprender á gramática, compreender seu modo de funcionamento, não é tarefa rápida e fácil para uma criança. Construir um pensamento sobre a leitura, escrever, adquirir hábito de estudo é um processo longo e muito fácil, para uma sociedade tão pouco letrada e escolarizada como a nossa. Esta nova legislação pode e deve ser encarada como uma oportunidade para discutir, refletir e efetuar outros modos de educar as crianças para que elas possam construir um processo educacional de sucesso.
Palavras-Chave: Alfabetização. Lúdico. Aprendizagem.
1 INTRODUÇÃO
A criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos é um desafio a ser enfrentado, para uma adaptação mais segura. Destacando a necessidade que se tem de enxergar que o aluno no meio desse processo, não poderá perder seus direitos à primeira infância, mas que possa construir seu conhecimento no meio onde vive, através do lúdico, do faz de conta das brincadeiras.
Nesse processo de modificação o sistema deve gerenciar as propostas de aprendizagens fundamentais para um avanço de sucesso na vida da criança de seis anos, que entram no ensino fundamental.
Agindo assim dessa forma cautelosa na finalidade de assegurar o desenvolvimento da criança, em seu aspecto físico, psicológico, social, cognitivo e intelectual. Não restringir o conhecimento da criança de seis anos à exclusividade da alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental de nove anos, mas alongando as chances de aprendizagem, sempre do princípio de que o brincar é de natureza da criança.
Sobretudo quando permitimos que as crianças tenham tempo para brincar e se reunir de forma livre, elas terão