O ensino técnico em química
Ao se deparar com sua primeira aula, um professor iniciante se vê com muitas dúvidas e medos. Ele é um conhecedor do conteúdo, porém não sabe a melhor maneira de abordar o assunto com os alunos. Por esse motivo, durante sua preparação, a Universidade lhe proporciona o chamado Estágio de Observação. É nesse período que o futuro professor pode observar a rotina e os métodos de um professor dentro e fora de uma sala de aula, além de observar o comportamento dos alunos.
As atividades do estágio ajudam os alunos de licenciatura a formarem opiniões próprias sobre a prática do ensino, pois observando a realidade das escolas eles saberão o que esperar quando forem de fato professores. Outra vantagem dos estágios é a oportunidade da comunicação, pois ele é um entre a Universidade e o Ensino Fundamental e Médio.
No entanto, as dificuldades na realização do estágio também são muitas. Entre as mais comuns estão a falta de estrutura da escola, que impossibilita o aluno observar aulas praticas; a recusa de alguns professores em receber esses alunos, alegando que isso dispersa muito a atenção dos mesmos.
Existem 3 tipos de estágio: o de observação, de participação e o de regência. Esse trabalho se concentrará apenas no estágio de observação, ou seja, naquele em que o estagiário apenas observa o dia-a-dia da escola sem participar dela. Neste período, o aluno volta a escola não mais para aprender um conteúdo, mas sim para observar de forma criteriosa alguns aspectos, tais como:
- observar a estrutura física, pedagógica e social em que a escola se encontra. Essa observação deve ser feita levando em conta o que o aluno viu, o que está escrito no Plano Político Pedagógico (PPP) da escola e também o que os funcionário, professores e alunos da escola relatam. Portanto, deve ser feito de forma contínua.
- o nível cognitivo das aulas deve ser observado através da capacidade dos docentes em organizar o ensino, visando o desenvolvimento intelectual dos