Apresenta O1
Conceitos Fundamentais da Área da Química
Química: É a ciência que estuda as propriedades das substâncias e as leis naturais que regem suas transformações.
Tecnologia química: É o conjunto de conhecimentos que permite a promoção e o domíni
Dos fenômenos que obedecem às leis naturais, as quais regem a transformação da matéria para sistemático usufruto e benefício do homem.
Engenharia química: É um conjunto de conhecimentos qualitativos e quantitativos dos
Atributos técnicos, econômicos e financeiros que proporcionam melhor otimização e racionalização na utilização da tecnologia química.
Projeto, conforme a ABNT: É a definição qualitativa e quantitativa dos atributos técnic econômicos e financeiros de um serviço ou obra de engenharia, com base em dados, elementos, informações, discriminações técnicas, desenhos, normas, projeções e disposições especiais.
Operações unitárias: São operações nas quais ocorrem transformações físicas e/ou físico-químicas, realizadas em equipamentos específicos, tanto em escala piloto como industrial, que permitem e complementam:
• A otimização e a interação das conversões químicas nos processos industriais • A preparação das matérias-primas a serem processadas
• A otimização e racionalização energética dos processos
Os Conselhos de Química
Objetivo
Atribuições Principais
Objetivo sponsabilidade maior dos sistemas Conselho Federal de Química
Q) é zelar para que a atividade química se desenvolva de forma a porcionar maiores benefícios à sociedade.
Atribuições principais onselho Federal de Química (CFQ) órgão normativo. Cria as Resoluções Normativas e regulamenta as buições profissionais. Funciona como órgão de segunda instância no julgamento s processos administrativos. onselhos Regionais de Química (CRQs) os órgãos executivos. Funcionam como órgãos de primeira instância ulgamento dos processos administrativos, tendo por atribuições: gistrar profissionais da Química e empresas com atividades na área
Química