termoterapia
A termoterapia consiste no emprego do calor para fins terapêuticos, cuja utilização se volta aos tempos antigos, onde os Egípcios, Romanos, Gregos e outros povos da antigüidade o utilizavam para tratamento de vários tipos de doenças e problemas musculares.
O calor na termoterapia é uma forma de energia relacionada com o movimento molecular de um corpo: quanto maior a movimentação molecular, maior será o atrito entre as moléculas, e maior será o calor produzido por este movimento.
O corpo humano possui a característica de ser homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura dentro de certos limites para o perfeito funcionamento, dispondo de alguns mecanismos de regulação desta temperatura (termoregulação), que é próximo de 36,5 ºC. Ante um aumento da temperatura, nosso organismo reage desencadeando alguns mecanismos de termoregulação.
A termoterapia é indicada visando o estímulo circulatório e o efeito antiinflamatório, analgésico, o relaxamento musculas entre outros.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/fisioterapia/artigos/8943/termoterapia#ixzz2MoB1SM4i Objetivos
Aplicar agentes físicos numa zona do corpo do paciente para produzir mudanças da temperatura tissular com um objetivo terapêutico:
Hipotermia:
•Reduzir temperaturas excessivamente elevadas, secundárias a processos febris de qualquer etiologia.
•Diminuir a atividade metabólica e como conseqüência o requerimento de oxigênio em determinadas situações (aumento da pressão intracraniana, edema cerebral).
Hipertermia:
Manter uma temperatura corporal normal, em casos de cirurgia, choque.
Aplicações secas:
•Bolsas de água quente.
•Bolsas de gelo.
Aplicações úmidas:
•Banhos de água fria e álcool.
•Compressas: podem ser quentes ou frias, segundo indicação.
Precauções
•A aplicação de calor ou frio local requer uma vigilância estreita