Termoterapia
Termoterapia é todo processo que usa a mudança de temperatura dos tecidos do corpo para realizar algum tratamento, seja estético ou terapêutico. Na estética, ele normalmente envolve os tratamentos de calor, que é aplicado com o objetivo induzir as enzimas e ativos de produtos para que penetrem mais rápido no organismo. A radiofrequência é um tipo de termoterapia, mas ela também pode ser feita com mantas térmicas também.
Tratamentos que usam a temperatura mais baixa são chamados de crioterapia.
Indicações da termoterapia
A termoterapia pode ter diversas indicações. Quando feita com a manta térmica, ela normalmente atua promovendo a sudorese, o que é benéfico para a retenção de líquidos e também para a eliminação das toxinas do corpo. Mas, de modo geral, o calor é usado para facilitar a entrada no corpo de cosméticos ou enzimas aplicadas na pele, portanto os benefícios vão variar de acordo com o objetivo dos ativos, que podem ser para combater celulite, promover redução de medidas, entre outras finalidades. O calor pode também ajudar a quebra das gorduras, mas não é um tratamento tão eficiente nesse aspecto.
Como é feita a termoterapia
Ela pode ser feita tanto com a aplicação de mantas térmicas, quanto com a radiofrequência.
No primeiro tratamento, a pele é higienizada e esfoliada para tirar camadas de impurezas. Depois disso aplica-se um gel com enzimas para quebrar gordura e colocamos o filme plástico para fazer uma oclusão (abafar). Em seguida vem a manta térmica.
São usadas mantas que atingem a temperatura máxima de 40 graus Celsius, que funcionam à energia elétrica e são compostas de eletrodos que dissipam o calor. E quanto maior a quantidade de gordura localizada na região da aplicação, maior a temperatura aplicada, para que o calor seja capaz de penetrar em todas as camadas de gordura. Pode ser usada uma manta que cobre o corpo todo, ou mantas menores, que são colocadas em regiões como pernas, flancos, coxas, braços, abdômen,