embolia
A embolia é um processo de oclusão (obstrução ou fechamento) total ou parcial de um vaso sanguíneo por um corpo sólido (êmbolo) ou por uma substância gasosa (bolha de ar). Ocorre, sobretudo, nos vasos onde a velocidade do sangue é menor e que apresentam menor calibre, como os capilares e as vénulas, podendo, no entanto, também surgir em vasos de grande calibre e fluxo sanguíneo abundante, como as artérias.
Os êmbolos podem ter várias origens, sendo, geralmente, coágulos formados a partir de trombos, que surgem, por exemplo, em acamados de longa duração ou em pacientes com tromboflebite. Podem ainda surgir a partir de gotas de gordura resultantes de fraturas ósseas ou, raramente, serem parasitas intra-vasculares. As bolhas de ar surgem, sobretudo, devido a intervenções cirúrgicas.
A predisposição para a ocorrência de embolias pode ser aumentada pela ocorrência de fatores que levem à diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, como o depósito de colesterol, por exemplo.
A gravidade de uma embolia está associada ao local onde ela ocorre e ao tempo e à percentagem de obstrução. As mais graves são as embolias das artérias coronárias, que irrigam o coração, as embolias pulmonares, que podem provocar a morte por falta de oxigenação, e as embolias cerebrais, suscetíveis de conduzir a apoplexias. A obstrução das artérias femural e humeral pode provocar a gangrena dos membros, respetivamente, inferiores e superiores.
Complicações possíveis
Insuficiência ou choque cardíaco Palpitações cardíacas Hipertensão pulmonar Dificuldade respiratória grave Hemorragia grave (geralmente uma complicação do tratamento) Morte súbita
Prevenção
Já a insuficiência cardíaca congestiva é uma doença na qual o coração não consegue bombear a quantidade de sangue necessária para suprir as demandas normais de oxigênio e também de nutrientes para o nosso organismo. A insuficiência é bem mais comum nos idosos. O principal sintoma é a fraqueza e