Embolia pulmonar
O que é?
É um bloqueio de uma artéria nos pulmões por gordura, ar, coágulo de sangue ou células cancerosas.
Histórico da doença
A embolia pulmonar, ou tromboembolismo pulmonar (TEP), é uma condição potencialmente grave que ocorre pela migração de um êmbolo ou coágulo para o pulmão. Geralmente este coágulo é formado em alguma veia do corpo, sobretudo nos membros inferiores, se desprende e segue pela circulação venosa até os pulmões, onde obstrui a passagem do sangue por uma artéria.
A repercussão dessa oclusão depende do tamanho do trombo, da área afetada e da existência de circulação local que possa suprir esta deficiência. No entanto, em casos de trombos grandes, a interrupção da circulação pode causar desde danos pulmonares na região irrigada pela artéria acometida, em decorrência da falta de oxigênio, até mesmo morte súbita.
Como a trombose venosa profunda (TVP) é a principal responsável pela ocorrência de tromboembolismo pulmonar, qualquer suspeita de coágulo nos membros inferiores deve ser prontamente avaliada e tratada para evitar a migração para o pulmão ou a obstrução da circulação de outros órgãos. Se, contudo, já existirem condições desfavoráveis de circulação no pulmão, torna-se uma emergência pelo risco de mortalidade, que se torna mais elevado.
Estima-se que cinco em cada 10 mil pessoas apresentem um episódio de tromboembolismo pulmonar na população geral.
Epidemiologia
Estudos realizados mostraram uma incidência anual de 60-70 casos/100.000 mil habitantes. o TEP ainda é uma das principais causas diretas de óbito em indivíduos hospitalizados, além de ser a mais freqüente complicação pulmonar aguda nesse grupo de pacientes.
A mortalidade por um evento agudo ocorre, predominantemente, nas primeiras horas de instalação dos sintomas.
O diagnóstico correto e a instituição precoce do tratamento diminuem a mortalidade e o risco de recorrência do fenômeno tromboembólico.
Sinais e sintomas:
Dependem do grau de prejuízo