Embolia
Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a embolia pulmonar:
O que é a embolia pulmonar.
Causas de embolia pulmonar.
Sintomas da embolia pulmonar.
Diagnóstico da embolia pulmonar.
Prevenção e tratamento da embolia pulmonar.
Embolia gasosa, embolia gordurosa e embolia séptica
O que é embolia pulmonar?
Para entender a embolia pulmonar é preciso antes saber alguns conceitos básicos como: o que são trombose, embolia, isquemia e infarto. Leia com calma os conceitos abaixo que o resto do texto se tornará muito fácil.
Trombo é uma espécie de coágulo de sangue que se encontra aderido à parede de uma vaso sanguíneo, obstruindo a passagem de sangue. A obstrução pode ser parcial ou total. Quando um trombo se forma e obstrui o fluxo normal de sangue, chamamos esse evento de trombose.
Trombose
Êmbolo é um trombo que se solta da parede do vaso e viaja pela corrente sanguínea. O êmbolo viaja pelo corpo até encontrar um vaso com calibre menor do que ele próprio, causando obstrução da circulação do sangue. Quando o êmbolo impacta em um vaso, damos o nome de embolia. Se o vaso obstruído estiver no cérebro, chamamos de embolia cerebral. Se for um vaso no pulmão, chamamos de embolia pulmonar.
A trombose costuma ser um processo mais lento, com crescimento progressivo do trombo. Os trombos costumam surgir em áreas do vaso sanguíneo onde já há depósito de colesterol. Já a embolia é um evento mais agudo, que causa uma obstrução súbita do vaso acometido.
Abaixo, um gráfico mostrando uma embolia pulmonar com origem nas veias do membro inferior esquerdo.
Embolia