Embolia
Conceitos:
Embolia é a ocorrência de qualquer elemento estranho (êmbolo) à corrente circulatória, transportado por esta, até eventualmente se deter em vaso de menor calibre.
Definição
Êmbolo é uma massa intravascular sólida, líquida ou gasosa que se destaca e através do sangue chega até uma região distante do seu ponto de origem.
Cerca de 99% dos êmbolos têm origem trombótica, constituindo o tromboembolismo e as formas mais raras de êmbolos (cerca de 1%) tem as seguintes origens : fragmentos ósseos ou de medula hematopoética, detritos ateromatosos de placas arteroscleróticas, gotículas de gorduras, fragmentos de tumor, corpos estranhos como balas de arma de fogo, bolhas de ar ou nitrogênio.
Os êmbolos se alojam em vasos que por serem pequenos demais não possibilitaram sua passagem, levando à oclusão parcial ou completa do vaso.
Tipos de embolia:
Embolia direta: é a mais freqüente. Êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sangüíneo.
Assim, êmbolos oriundos de artérias ou do lado esquerdo do coração segue para a "árvore arterial sistêmica", na direção dos capilares ("Embolia sistêmica", comum nas endocardites vegetativas, nas tromboses murais pós infarto no miocardio, na aterosclerose aórtica e nas arterites parasitárias). Os "alvos" mais freqüentes são o cérebro, as extremidades, o baço e os rins.
Já os êmbolos oriundos de veias ou do lado direito do coração seguem para os pulmões ("Embolia pulmonar"), onde poderão determinar Insuficiência súbita do coração (lado direito) e morte por hipóxia sistêmica. Esta é a forma mais comum e mais letal no ser humano, sendo determinada em 95% dos casos por tromboembolismo dos membros inferiores. É importante verificar que normalmente todo embolo formado em veias vai parar no pulmão, exceto os formados nas veias tributárias da veia porta do fígado e do eixo hipotálamo-hipófise.
Embolia cruzada ou "paradoxal": É quando o embolo passa da