Embargo e Interdição
Robson dos Santos
NR 2 e NR 3
CORNÉLIO PROCÓPIO
13/05/2015
Robson dos Santos
NR 2 e NR 3
Trabalho apresentado como avaliação parcial da disciplina de Educação para Saúde, do curso de Técnico de Segurança do Trabalho, ministrado pela tutora Prof.ª Francielle.
CORNÉLIO PROCÓPIO
13/05/2015
1. INTRODUÇÃO
Atividade 03
Desenvolveremos nesta semana o conteúdo de embargo e interdição, vistos na NR-03 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Logo, na atividade desta semana será necessário você interpretar e identificar a situação descrita no item I e II.
I – As obras de ampliação de um aeroporto internacional foram paralisadas devido a existência de irregularidades no trabalho em andaimes onde havia risco de queda- operários. Constatou-se falta do uso do cinto de segurança e EPI (equipamento de proteção individual) e ausência de "linha de vida", que evita a queda de trabalhadores em altura. O MTE diz ainda que faltam equipamentos de proteção contra incêndio e aponta problemas no armazenamento e sinalização de produtos inflamáveis e pontos da obra distantes de banheiros e sem água potável para consumo.
II - O guindaste utilizado na elevação de blocos de concreto para o aeroporto internacional, encontra-se com os cabos de aço danificados e o operador não possui a capacitação necessária para operar este tipo de equipamento. O MTE notificou a empresa, informando que o equipamento não poderá ser utilizado até que as solicitações sejam atendidas.
2. DESENVOLVIMENTO
Segue análise de cada caso com base nos estudos da NR 2 e NR 3 e podemos concluir que para os casos acima citados temos as seguintes situações:
Caso I
Para este primeiro caso creio que podemos abordar a análise de dois pontos. O primeiro poderia causar o EMBARGO, devido à falta de equipamentos de proteção contra incêndio e da obra ser distante de banheiros e não ter água potável para consumo.