em defesa dos transgênicos
Química
Química
INTRODUÇÃO
Depois de estabelecida a prova da primeira fase, a banca elaboradora da prova de Química, reconhecendo a importância do tema da Primeira Fase do
Vestibular, comunicação, achou por bem continuar explorando o assunto que está muito relacionado com a Química. Evidentemente, não é possível, numa prova de vestibular, tratar amplamente de um tema tão complexo.
Mesmo assim, foi possível mostrar uma boa variedade de situações onde a Química está no âmago das comunicações, indo da intimidade da matéria, animada ou inanimada, passando pelo comportamento humano e chegando aos meios de transporte.
Esperamos que esta prova tenha incentivado muitos estudantes e professores a verem a Química como ciência ampla, relacionada com tudo o que acontece, desde um único átomo até a imensidão do universo.
“Como vai, vai bem? Veio a pé ou veio de trem?... Vocês querem bacalhau?...”
Quem conheceu não se esquece de Abelardo Barbosa, vulgo Chacrinha, e da sua mais famosa frase: “Quem não se comunica ‘se trumbica’”!
Embora a palavra ‘comunicação’ nos leve comumente a pensar na mídia, imprensa escrita, falada e televisionada, de fato, o fenômeno da comunicação é amplo na natureza. Ele se processa desde o íntimo da matéria até à sociedade humana. Os átomos se comunicam para formar moléculas. As moléculas se comunicam para formar organismos. Estes, por sua vez, se comunicam formando organismos superiores e estes se organizam em sociedades.
O assunto é vasto e não temos aqui nem espaço nem tempo para discorrer livremente. Assim, nesta prova faremos uma rápida viagem pelo universo da comunicação, onde a Química está profundamente inserida.
Dado: Constante universal dos gases R = 0,082 atm L K-1 mol-1
1. Pode-se imaginar que o ser humano tenha pintado o próprio corpo com cores e formas, procurando imitar os animais multicoloridos e assim adquirir as suas qualidades: a rapidez da gazela; a força do tigre; a leveza das aves...
A