Redes sem fios
1. Qual o endereço MAC da interface ativa no seu computador?
O endereço fonte, do computador usado é: a8:20:66:3c:41:96.
2. Qual é o endereço MAC destino da trama? Em sua opinião, a que sistema é destinada essa trama, ou dito de outra forma, será destinada ao endereço Ethernet do servidor marco.uminho.pt? Justifique.
O endereço de destino da trama é o: 00:90:27:1a:15:dd. Como e perceptível no endereço este ponto de acesso esta numa área diferente da nossa, ou seja, a trama neste caso é destinada ao ponto de acesso responsável pela área que nos encontrarmos e depois é que será reencaminhada. Utilizando o “arp –a” podemos confirmar que de facto este é o MAC do ponto de acesso que nos está a servir.
3. Qual o valor hexadecimal presente no campo tipo (Type) da trama Ethernet? O que significa?
O type do IP (0x0800) quer dizer que as tramas estão no formato IPv4.
4. Quantos bytes são usados desde o início da trama até ao carácter ASCII “G” do método HTTP GET? Tente obter uma indicação da sobrecarga (overhead) introduzida pela pilha protocolar.
5. Qual é o valor hexadecimal do campo FCS na trama capturada (poderá não estar a ser utilizado)?
O valor do campo FCS é 0xf277, estando desativado.
A seguir responda às seguintes perguntas, baseando no conteúdo da trama Ethernet que contém o primeiro byte da resposta HTTP.
6. Qual é o endereço Ethernet da fonte? É o endereço do seu computador ou do servidor marco.uminho.pt? Qual o dispositivo que enviou a trama?
O endereço da fonte é o 193.136.9.240, sendo o endereço lógico do servido marco.uminho.pt. O dispositivo que enviou a trama é o ponto de acesso no qual estou ligado.
7. Qual é o endereço MAC do destino? Reconhece-o?
Endereço MAC a8:20:66:3c:41:96 que corresponde a interface ethernet do computador usado.
8. Qual é o valor hexadecimal do campo tipo(Type)?
O valor usado é 0x0800, que indica que esta a ser