vitaminas
FONTES
FUNÇÃO BILÓGICA
CARÊNCIA
EXCESSO
A
Melão, pêssego, Salsa, manga, mamão, espinafre, acerola, caju, abóbora, abacate, cenoura entre outros...
Ajuda a combater infecções, problemas de visão e de ouvido, ajuda também na formação da mandíbula e dos dentes, mantém as gengivas saudáveis e além disso também atua no sistema reprodutivo. Ela também é ótima como antioxidante, combatendo os radicais livres do organismo.
Sua carência provoca transtornos principalmente relacionadas com a visão, como secura nos olhos, distúrbio na percepção das cores, sensibilidade à luz (fotofobia), cegueira noturna, problemas na acomodação visual. Mas também causa outros sintomas como queda da imunidade, problemas de pele, diminuição de glóbulos vermelhos, pele seca e formação de cálculos renais.
Pode causar náuseas, dores de cabeça, icterícia, irritabilidade, perda de apetite, vômitos, fraqueza, dor muscular, visão turva. Nos casos crônicos pode ocorrer ainda perda de cabelo, insônia, fadiga, perda de peso, fraturas ósseas, febre, diarréia, anemia e secura das membranas mucosas.
D
Óleo de peixe, fígado, gema de ovos, manteiga, cereais enriquecidos, cogumelos, óleo de fígado de bacalhau entre outros...
A vitamina D ajuda a manter seus ossos e dentes fortificados e saudáveis. Ela atua como nutriente importante para o funcionamento do sistema imunológico, do sistema nervoso, das articulações, dos músculos e retarda o envelhecimento. a carência de vitamina D provoca, nas crianças, o raquitismo e nos adultos a osteomalácia (amolecimento dos ossos). Nos idosos leva à osteoporose. doses exageradas de vitamina D provocam a hipercalcemia (excesso de cálcio no sangue), favorece a formação de cálculos urinários. Altos teores de cálcio no sangue alteram as funções do coração e dos nervos.
Tanto o excesso como a carência de vitamina D altera a formação dos ossos.
E verduras (como alface, agrião, espinafre, couve), em óleos vegetais (como de algodão, milho,