Alimentos
PROFESSORA FRANCIS
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS: UM NOVO DESAFIO PARA O COSUMIDOR
E
O COMÉRCIO ELETRÔNICO E INSTRUMENTOS DE PROTEÇÃO
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS
INTRODUÇÃO
Transgênicos são organismos geneticamente modificados, produzidos por meio de técnicas de manipulação de material genético fora das células vivas. Os organismos transgênicos contêm material genético extraído de outra espécie biológica ou sintetizada em laboratório, e introduzida no organismo receptor, de modo que este adquira propriedades terapêuticas ou nutritivas (que inicialmente não faziam parte de sua característica natural), dentre outras características previamente escolhidas pelos engenheiros geneticistas.
A Origem dos Alimentos Transgênicos
Em 1865, o monge Gregory Mendel desvendou os segredos da hereditariedade, fazendo cruzamentos de ervilhas com diferentes cores de flores no jardim de um monastério. Seus experimentos criaram uma nova ciência: a genética. Contudo, não restam dúvidas de que a biotecnologia do século XXI é muito diferente daquela que existia no tempo de Mendel.
Em 1953, aconteceu a descoberta da hélice dupla do DNA (o material genético era duplicado e passado de geração a geração) por James Watson e
Francis Crick. Esta descoberta trouxe consigo uma nova forma de descrever o processo biológico que altera a forma pela qual os biólogos moleculares percebem as alterações genéticas nas plantas.
O crescimento acelerado do campo da biotecnologia ocorreu a partir da década de 1970, mais precisamente a partir de 1973, com o desenvolvimento da engenharia genética, conhecimento que permite a alteração direta do material genético do DNA/RNA. Tal descoberta foi feita pelos pesquisadores americanos Stanley Cohen e Herbert Boyer. Esse processo de modificação direta do material genético pode alterar o tamanho das plantas, retardar a deterioração dos produtos agrícolas após a colheita ou torná-los mais resistentes às