Eletrólise
DISCIPLINA: TRABALHO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS – CTM.
ELETRÓLISE
CASCAVEL – PARANÁ
24/02/2014
TRABALHO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS: PRÁTICA DE LABORATÓRIO – ELETRÓLISE.
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Ciência e Tecnologia dos Materiais, do curso de Engenharia Elétrica.
Professor Orientador:
CASCAVEL – PARANÁ
24/02/2014
1 TÍTULO
Experimento 03: Realizado em 24/02/2014.
Técnicas de Laboratório: Eletrólise.
2 OBJETIVO
Nesse experimento iremos fazer uma cobreação em que revestiremos um clipe ou moeda. Esse experimento também pode ser feito com outros materiais feitos de metal, como pregos.
3 RESUMO
Na prática de laboratório, notam-se, os cuidados que devem ser tomados na execução no momento do manuseio dos materiais, por tanto, foi elaborado a experiência prática para que conseguíssemos entender e visualizar o que acontece na eletrolise, como já estudado nas aulas teóricas da disciplina.
O experimento saiu de acordo com a expectativa, o ideal era ser deixado a 40 minutos na solução para obtermos mais resultados, mais devido a falta de tempo fizemos com 20 minutos, porém o resultado já foi satisfatório.
4 INTRODUÇÃO
A eletrólise é uma reação de oxirredução não espontânea que é iniciada pela passagem de corrente elétrica em um meio em que os íons estejam livres. Isso pode ser conseguido por meio da fusão de substâncias iônicas ou sendo feita em meio aquoso.
Entre outras aplicações, a eletrólise é muito usada para revestir peças com metais que se oxidam mais facilmente que o metal constituinte da peça, protegendo-o contra a corrosão. O nome desse processo é eletrodeposição e pode se dar de duas maneiras principais: por eletrólise de purificação e também por galvanoplastia.
Esse efeito é conseguido resumidamente porque o cobre metalúrgico de uma placa funciona como o ânodo (polo