ELETRÓLISE
1. Introdução..............................................................................................................3
2. ELETRÓLISE.......................................................................................................4
3. Conclusão..............................................................................................................8
4. Referências Bibliográficas.....................................................................................9
INTRODUÇÃO
Eletrólise é todo processo químico não espontâneo provocado por corrente elétrica. A eletrólise tem grande utilização em indústrias na produção de muitas substâncias, dentre elas metais alcalinos e alcalino-terrosos. As substâncias iônicas possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise provém dessa propriedade iônica, constitui um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions. As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, dependendo do estado físico em que estiver a solução que vai ser submetida à reação.
ELETRÓLISE
A eletrólise é um processo não espontâneo, cujo ocorre uma reação de oxi-redução não espontânea que consome corrente elétrica de uma bateria ligada ao sistema, ao contrário das pilhas.
A bateria garante o fluxo de elétrons do pólo positivo para o negativo. O ânodo é o pólo positivo, os íons negativos da solução ou sal fundido (no caso da eletrólise ígnea) são atraídos para ele e nele se descarregam. Os elétrons fornecidos ao eletrodo positivo são enviados pela bateria para o cátodo (ou eletrodo negativo). No eletrodo negativo os íons positivos da solução são reduzidos através do recebimento de elétrons. O fluxo de íons através da solução permite o fechamento do circuito.
Ânodo: eletrodo de onde se originam os elétrons, é onde