Eletrólise
1 INTRODUÇÃO
03
2 ELETRÓLISE
04
2.1 DEFINIÇÃO
04
2.2 METODOS
04
3. APLICAÇÕES DA ELETRÓLISE
05
4. SEMELHANÇAS E
DIFERENÇAS ENTRE PILHAS E ELETRÓLISE
06
5 CONCLUSÃO
07
REFERENCIAS
08
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como finalidade explicar de forma sintetizada o processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica proveniente de um gerador conhecido como eletrólise. Essa corrente elétrica é formada pelos elétrons em movimento num sentido preferencial.
Serão destacados dois principais tipos de produção da eletrólise: Eletrólise Ígnea e Eletrólise Aquosa. Essas possuem diversas aplicações em indústrias como indústria de metal, química, civil sendo que nesse trabalho será especificada a aplicação na engenharia mecânica, ou seja, na indústria mecânica em geral. Assim, com conhecimentos extras, será falado sobre as semelhanças e diferenças entre a eletrólise e pilhas.
2. ELETRÓLISE 2.1 DEFINIÇÃO
Eletrólise é definida como o processo químico provocado por corrente elétrica, que tem por base substâncias iônicas que possuem a capacidade de conduzir corrente elétrica quando estão em soluções aquosas. A eletrólise é um processo que se baseia na descarga de íons, onde ocorre uma perda de carga por parte de cátions e ânions, é usada para a obtenção de reações de oxido redução. As reações na eletrólise podem ocorrer de várias maneiras, dependendo do estado físico em que estiver a solução que vai ser realizada à reação.
2.2 MÉTODOS
Existem dois tipos principais de realização de eletrólise, eletrólise ígnea e eletrólise aquosa:
Eletrólise ígnea: ocorre quando há corrente elétrica em uma substancia fundida. Ela é muito utilizada na indústria, principalmente na indústria de metais.
Eletrólise aquosa: nesse caso, há dissociação de compostos iônicos em solução aquosa. Os íons são dissolvidos em água e há a produção de íons livres, os que produzem a