Português
Econômicas;Social e demográficas; Políticas; e Tecnológicas
Nos ECONÔMICOS incluem-se aqueles que tratam das economias nacional einternacional, bem como os específicos para um determinado tipo de indústria. Contrações eexpansões econômicas mundiais como a que ainda ocorre em função da crise de 2008, sãoexemplos típicos deste contexto. As empresas, neste sentido, foram atingidas não apenaspelo nível geral de demanda na economia, mas também em função de aspectos financeirosparticulares como taxas de câmbio, taxas de juros (LIBOR, EURIBOR, etc.). Nessa dimensão,ainda, note-se que há dificuldade em se fazer projeções porque há aqui duas situações: aprimeira diz respeito ao fato de que temos de presumir que as condições gerais serão domesmo tipo e, a segunda, diz respeito ao que se convencionou chamar "descontinuidades",ou seja, mudanças de paradigma. A possibilidade de se efetuar vendas pela internet éexemplo, bem como a inserção poderosa da China na OMC
As empresas são afetadas por muitos fatores, internos e externos. Geralmente, os fatores externos que têm o maior efeito sobre as empresas são os legais, os políticos e os econômicos. As empresas não vivem em uma bolha. Na verdade, elas existem como parte de uma comunidade, na qual possuem responsabilidades .
Fatores econômicos
A influência econômica externa mais importante em uma empresa é o nível de competitividade em seu mercado. Este fator determina quanto uma empresa pode lucrar. Outros fatores tais como a demanda do consumidor, as taxas de impostos e taxas de juros afetam os negócios ao determinar o quanto as pessoas estão dispostas a pagar por seus produtos e quanto da receita resultante deve ser dada ao governo.
2.1 Obtenção de Vantagem Competitiva com Foco nos Fatores Externos
A obtenção de vantagem competitiva consiste em um