Eletrólise
Em um béquer de 1000mL foi colocado água acidificada com ácido nítrico 1:20, e dentro da solução tinha dois tubos de ensaio de cabeça para baixo completamente cheio da mesma solução (teve-se bastante cuidado para que na hora de mergulhar o tubo não entrasse nem um ar). Em cada tubo foi colocado um eletrodo de platina (a platina não vai influenciar em nada no experimento porque é um metal inerte), que estavam ligados a uma fonte de corrente contínua, pois a corrente que sai das tomadas é alternada e tem uma freqüência de 60 Hz,ou seja, seus pólos são alternados 60 vezes a cada segundo. Já que para efetuar a eletrólise precisa de uma corrente em que o fluxo de elétrons seja constante e ordenado sempre numa mesma direção, foi utilizada desta forma a fonte retificadora de corrente e tensão.
O eletrodo do pólo negativo ocorreu a formação gás hidrogênio, o eletrodo do pólo positivo ocorreu a formação do gás oxigênio.
A equação que representa a formação de H2 no cátodo:
4H+ + 4e- ↔ 2H2
A equação que representa a formação de O2 no ânodo:
2H2O ↔ O2 + 4H+ + 4e-
Somando as duas equações verifica-se que a água é a responsável pela formação dos dois gases:
2H2O ↔ O2 + 2H2
O volume dos gases deveria obedecer à proporção estequiométrica de 2:1, mas a quantidade de hidrogênio formado foi maior em relação ao oxigênio devido a sua menor solubilidade em água. Parte do oxigênio dissolve na água pelo fato de suas moléculas estarem em constante movimento e, dessa forma, essas moléculas se chocam com os obstáculos que encontram no caminho, sendo assim dissolvido na água. Após a formação dos gases foram retirados os eletrodos dos tubos de ensaio e aproximou a chama da vela ao tubo que cotinha o gás hidrogênio e como afirma a literatura foi ouvido um pequeno estampido, resultante da explosão do gás. Este procedimento só pôde ser feito uma vez, pois o H2 foi liberado imediatamente.
Conclusão
Ao findar a resolução deste trabalho, concluo que eletrólise é