comunismo
A principal causa da crise que derrubou o comunismo foi ter sido usada como instrumento de dominação política e imperialismo por parte da antiga URRS (UNIÃO SOVIÉTICA), a outra foi o centralismo político e econômico. Como a antiga União Soviética era muito grande e com grandes diferenças étnicas e culturais entre as regiões não deu certo.
Hoje se fala muito em milhões de mortos causados pelo comunismo, mas a verdade é que a maioria dos mortos que dizem terem sido causados pelo comunismo, foram causados por guerras que nada tinham a ver com comunismo, (I e II guerras mundiais) na qual a Rússia tomou parte. Houve sim muitas mortes nos expurgos de Stalin, e isto o próprio partido reconheceu, e continuam sendo mortas muito mais pessoas pelo capitalismo e por questões religiosas do que foram pelo comunismo.
O comunismo em si é uma forma de governo onde se propõe ter mais igualdade entre as pessoas, é muito’’ FANTASIOSO’’ , por isto a dificuldade de por em pratica, porque as pessoas por natureza só aceitam dividir o que é dos outros, o que é eram delas nem pensar.
Hoje em dia o regime comunista só sobrevive na Correia do Norte e em Cuba, mais por causas locais e porque o povo tem medo do que acontecia antes do comunismo do que por benesses atuais, na China oficialmente o regime é comunista, mas na pratica é mais capitalista do que muitos países do ocidente. Mas creio eu que com a crise que de tempos em tempos se abate sobre o capitalismo num futuro talvez não tão distante, vai ser necessários instituir um sistema parecido, com a evolução do consumismo e o aumento da pobreza em muitos países do mundo, o esgotamento de matérias primas algo terá de ser feito,