Analise Critica do Livro Quem mexeu no meu queijo
Mudanças realmente causam medo a todos, a palavra já nos trás um tom muito forte, porém o livro nos da a impressão de que mudar é necessário para o crescimento pessoal e profissional, se soubermos explorar essas mudanças, teremos um crescimento muito maior.
Quem mexeu no meu queijo conta a história de 4 personagens:
Os duendes Hem e Haw e os ratos Sniff e Scurry vivem em um país distante, num labirinto em busca constante de queijo que os alimente e os faça feliz. Os ratos com seus sentidos aguçados buscavam seu queijo duro, bom de roer. Os duendes buscavam um queijo todo especial, suas buscas eram incrementadas pelos seus complexos cérebros, repletos de crenças, Queijo esse que lhes traria felicidade e sucesso.
O labirinto era repleto de possibilidades (queijos especiais), contudo havia muitos cantos escuros, porém com a promessa de uma vida melhor. Os ratos usavam o método de tentativa e erro, memorizavam os locais que não continham queijo e se aventuravam rapidamente por novas áreas. Sniff farejava o queijo com seu focinho grande e Scurry corria na direção do queijo. Enquanto que os duendes utilizavam sua capacidade de aprender com experiências passadas, assim como os ratos, para localizar seu queijo especial, contudo utilizavam também de seus cérebros complexos para analisar métodos mais eficazes de localizarem queijo. Em algumas situações iam bem e em outras suas crenças e emoções os impediam de ter sucesso.
Cada qual munido de suas capacidades acabou encontrando um posto de queijo: o Posto C. Lá existia muito queijo e era um queijo especial que lhes trouxe satisfação. Após essa descoberta os duendes modificaram sua rotina, já não se levantavam tão cedo quanto antes e deixaram de vasculhar outros cantos do labirinto. Tinham a certeza de que o queijo estaria lhes esperando. No entanto, seus colegas de labirinto, Sniff e Scurry, continuaram a acordar cedo e mantinham a rotina de verificar a cada dia como estavam as coisas no posto, se o