As normas do ISO/IEC 9241
Em geral, esta certificação se refere aos padrões relativos à gestão da qualidade (ISO 9000). Como disse Fenoulière (2002), "A padronização, muitas vezes, só é vista pelas empresas através do seu corolário, a certificação, porta de entrada para ser reconhecida pelos seus pares, ou até, sanção necessária para aparecer no mercado".
Usabilidade segundo a norma ISO 9241 - Ergonomia de software de escritório Pela definição da International Organization for Standardization, usabilidade é a medida pela qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com efetividade, eficiência e satisfação em um contexto de uso específico (ISO 9241-11). Medida, aqui, deve ser entendida como valores resultantes de uma medição e os processos utilizados para se obter aqueles valores.
A efetividade permite que o usuário alcance os objetivos iniciais de interação, e tanto é avaliada em termos de finalização de uma tarefa quanto também em termos de qualidade do resultado obtido.
Eficiência se refere à quantidade de esforço e recursos necessários para se chegar a um determinado objetivo. Os desvios que o usuário faz durante a interação e a quantidade de erros cometidos pode servir para avaliar o nível de eficiência do site.
A terceira medida de usabilidade, a satisfação, é a mais difícil de medir e quantificar, pois, está relacionada com fatores subjetivos. De maneira geral, satisfação se refere ao nível de conforto que o usuário sente ao utilizar a interface e qual a aceitação como maneira de alcançar seus objetivos ao navegar no site.
As normas ISO 9241 sobre aos "Requisitos ergonômicos para trabalho de escritório com terminais com telas de visualização" incluem 17 partes. As partes de 1 a 9 (que nós veremos nest dica) se referem aos equipamentos, ambientes e computadores. As partes de 10 a 17 da norma ISO 9241 falam da ergonomia do software.
A descrição das partes de 10 a 17 da norma 9241 se baseia na coleção