trabalho Qualidade de software
MBA em Engenharia de Software
Trabalho de encerramento de disciplina
Anderson Gomes de Aragão
Trabalho da matéria de Qualidade de Software,
Tutor: Prof. REGINA LUCIA NAPOLITANO
FELICIO FELIX BATISTA
Rio de Janeiro
2015
Trabalho
1
AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE SOFTWARE
Sumário
1.
2.
3.
4.
5.
6.
Introdução
Objetivo
Medição
Avaliação da Qualidade
Conclusão
Referencias
ANEXOS
A Definições
1. Introdução
A Avaliação da qualidade de software é um fator importante para se produzir um software de qualidade.
Mas o que é qualidade? A percepção de qualidade é uma questão muito relativa quando não utilizamos normas, métricas e modelos para medição. Um produto pode atender as necessidades de um usuário, e para esse usuário o software tem boa qualidade, já para outro usuário em outro setor as funções desse software pode não atender as expectativas, e para este usuário o software pode ser visto como sem a qualidade esperada. Para tentar resolver a subjetividade nas avaliações, foram criadas as normas de avaliação de qualidade.
2. Objetivo
O objetivo das normas ISSO/IEC 9126 é padronizar a forma de avaliar software, criando uma metodologia contendo métodos, fatores e critérios de avaliação, e métricas internas e externas para garantir que a avaliação possa ser desenvolvida e executada por vários avaliadores, repetidas vezes sem comprometer o resultado da avaliação. Com isso temos como diminuir a interferência da subjetividade dos avaliadores na avaliação. 3. Medição
Antes de começarmos a analisar as metodologias para avaliar software vamos entender como funciona o processo de medição que pode ser decomposto em cinco atividades.
2
Formulação de um plano de medição: A criação de plano contendo os fatores e critérios (o que avaliar), utilizar medidas e métricas (como avaliar) de avaliação software apropriadas o fator e os critérios a serem avaliados, o motivo da avaliação (porque avaliar).
Coleção: É o método de coletar e acumular dados necessários