Resenha Do Trabalho De Qualidade E Teste De Software
QUALIDADE DE SOFTWARE
“Qualidade é o grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz aos requisitos". Ou seja, pode-se afirmar que se algum produto ou serviço atende aos requisitos especificados, este mesmo produto ou serviço possui a qualidade desejada.
A qualidade pode ser medida através do grau de satisfação em que as pessoas avaliam determinado produto ou serviço. No entanto, esse produto ou serviço pode ter qualidade para algumas pessoas e para outras nem tanto, ou seja, a qualidade é algo subjetivo.
O termo TQM (Total Quality Management), amplamente usado nas organizações, também descreve uma abordagem para a melhoria da qualidade. De acordo com Kan (2002), "O termo tem tomado vários significados, dependendo de quem interpreta e como se aplica."
MODELO E NORMAS DE QUALIDADE DE SOFTWARE
ISO 9000: Normas de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. É um guia de como as demais normas devem ser usadas.
ISO 9001: Sistemas da Qualidade – Modelo para Garantia da Qualidade em Projeto, Desenvolvimento, Produção, Instalação e Assistência Técnica. Para uso quando a conformidade com os requisitos especificados tiver que ser garantida pelo fornecedor desde o projeto até a manutenção.
ISO 9000-3 (garante a ISO 9001 quando executada por terceiros e for software) e: Normas de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade – Parte 3. Esta norma define diretrizes para facilitar a aplicação da norma ISO 9001 a organizações que desenvolvem, fornecem e mantêm software. Destina-se a fornecer orientação quando um contrato entre duas partes exigir a demonstração da capacidade do fornecedor em desenvolver, fornecer e manter produtos de software.
SEI/CMM (Software Engineering Institute/Capability Maturity Model): melhores práticas (processos) de desenvolvimento de software. Descreve estágios de maturidade por que passam as organizações enquanto evoluem no seu ciclo de desenvolvimento de software. São 5 estágios: