Logistica na Siderurgia
Vamos aos problemas dos setores de siderurgia e metalurgia e as soluções.
O setor logístico enfrenta o mesmo problema dos outros segmentos do mercado: uma falta de infraestrutura nos diversos modais que compõem a cadeia logística, tendo uma malha rodoviária precária em muitas regiões, não atendendo à demanda e ao fluxo de veículos. As que possuem boas condições geram um alto custo com pedágios. Os portos estão operando muito próximos de sua capacidade limite, não sendo ágeis em suas movimentações de carregamentos e descarregamentos comparados com portos de vários outros países, além de não oferecerem calado para atracação de embarcações de maior porte.
Após esta exposição, o gerente da Unidade de Caxias do Sul da Eichenberg e Transeich diz que a solução passa por mais investimentos em infraestrutura e uma maior pressão da classe empresarial para que estes investimentos sejam efetuados com urgência. “Estamos defasados. Os produtos brasileiros são competitivos até ser concluída a sua fabricação: a partir dai perdem muito de sua competitividade devido a uma matriz logística que está marcada pela falta de eficiência em suas operações. Vale ressaltar que esta falta de eficiência não ocorre por não haver prestadores de serviços competentes, mas, sim, por uma carga tributária elevada e uma infraestrutura historicamente defasada, agregando, assim, um alto custo logístico ao produto”, completa Pereira.
“Os maiores problemas estão no transporte de matéria-prima, assim como no escoamento de produto acabado”, complementa, Hermano, da Lamounier, dizendo que as soluções passam por melhoria de estradas, redução dos custos inerentes ao transporte e formação de mão de obra adequada.
Por sua vez, Lisboa, da Martins, diz que o que existem são problemas logísticos: moro-sidade logística nos clientes (demora para carga e descarga), alta exigência do nível de serviços e dificuldade de compatibilidade de cargas e consequente