Colesterol
Você é Candidato (a)?
Mesmo que não tenha ninguém com taxas altas na família, você pode ser a primeira da fila. Se for adepta do fast food, o risco de entrar na turma é maior ainda. Uma dieta inadequada pode levar seu índice de colesterol para as alturas.
Ele vira inimigo quando você abusa da batata frita, da picanha no churrasco, da massa com molho branco, do torresminho. . . É esse tipo de comida que contém a versão maléfica da gordura, a saturada, aquela que gruda nas paredes das veias. Nem é preciso falar que obesidade e sedentarismo só contribuem para piorar o quadro.
Que doença é essa?
O colesterol não é só vilão. Essa gordura realiza tarefas do bem no organismo. Participa, por exemplo, da renovação das células e da produção de hormônio sexuais. O problema é quando a quantidade ingerida está exagerada - o excesso forma placas de gorduras que se depositam nas artérias e com o tempo, podem entupi-las. O coração e a circulação pagam a conta - lá vem a pressão alta e o enfarto.
Melhor prevenir
O corpo só avisa que as veias estão entupidas depois que a gordura já grudou firme. Para não chegar a esse perigoso momento, é simples: você tem de comer direito. E investir alto nos alimentos fibrosos. Sabe por quê? As fibras conseguem se ligar à gordura, carregando esse lixo para fora do corpo antes que entre na corrente sanguínea. Cereais integrais, grãos, verduras, legumes e frutas são aliados fortes. Outro remédio? A caminhada, poderosa também para queimar excesso do colesterol.
Dicas
Comece o quanto antes a adotar bons hábitos. Aqui vão algumas dicas:
1. Reduza o consumo de carne vermelha, substituindo-a por frango ou peixe
2. Troque os queijos amarelos pelos brancos
3. Prefira as margarinas com fitosterol, que comprovadamente reduzem a absorção do colesterol
4. Aumente o consumo de fibras solúveis, encontradas na aveia, nos feijões e em frutas como a maçã
5. Aposte nos alimentos ricos em antioxidantes, como as frutas